Medicina Tradicional Chinesa acelerando recuperação de fratura de úmero

Hsueh e colaboradores estudaram dois casos de fratura proximal do úmero direito no Memorial Hospital de Taiwan:

(1) um homem de 77 anos apresentou dor e limitação na adução e flexão do braço, tinha histórico de hipertensão e havia caído naquele dia quando estava em pé em uma cadeira, recebendo indicação de cirurgia para fixação interna do osso fraturado;

(2) uma mulher de 88 anos acidentou-se em uma motocicleta de baixa cilindrada apresentando fraturas por compressão na L1 e espondilolistese entre L4 e L5 em uma paciente com histórico de hipertensão.

Ambos os pacientes recusaram-se a realizar qualquer cirurgia e foram encaminhados para gestão alternativa no setor de Medicina Tradicional Chinesa. Neste setor receberam tratamento por acupuntura nos seguintes pontos: IG1, IG4, IG10, IG15, IG16 e ID19, ocasionalmente recebendo estímulo elétrico em IG4 e IG16. Concomitantemente, ambos foram tratados com Zheng Gu Zı Jın Dan – uma fórmula em pó – 3g por três vezes ao dia.

O homem recebeu tratamento por acupuntura 11 vezes durante sete semanas (1-2 vezes por semana) e a mulher 18 vezes durante quatro semanas (quase todos os dias úteis).

Os resultados mostraram que os pacientes submetidos ao tratamento apresentaram acelerada recuperação das fraturas quando comparado com outro estudo – que aponta em média 14 semanas para a recuperação de fratura proximal de úmero em homens de cerca de 63 anos.

Veja o trabalho completo aqui!
Boa leitura!