A Cisplatina tem sido amplamente utilizada como agente antineoplásico no tratamento de tumores sólidos por mais de 30 anos. Náusea e vômito são os principais efeitos colaterais dos tratamentos por quimioterapia e podem prejudicar severamente a qualidade de vida dos pacientes submetidos a este tipo de tratamento.
A severidade destes efeitos é tão grande que são as razões principais para a não adesão ao tratamento do câncer. E além disso, os medicamentos usados para tratar esses efeitos frequentemente causam dores de cabeça, constipação, diarreia, fraqueza e sonolência.
Em 2015, Cui e colaboradores resolveram testar a ação da acupuntura no tratamento desses efeitos colaterais. Para tal, utilizaram 48 ratos dividindo-os em quatro grupos de 12:
. Grupo 1: recebeu uma solução salina com eletroacupuntura em pontos falsos
. Grupo 2: recebeu 6 mg/kg de Cisplatina com eletroacupuntura em pontos falsos
. Grupos 3: recebeu 6 mg/kg de Cisplatina com eletroacupuntura no ponto VC12
. Grupo 4: recebeu 6 mg/kg de Cisplatina com eletroacupuntura no ponto PC6
Os parâmetros utilizados para a avaliação do tratamento foram: ingestão de comida, ingestão de Caolin, mudança de peso corporal, concentração de serotonina (5-HT) no duodeno e expressão de c-Fos no Núcleo do Trato Solitário (NTS).
As sessões de eletroacupuntura ocorreram nos três dias anteriores à administração da Cisplatina para todos os indivíduos e depois da administração deste quimioterápico da seguinte forma:
- seis ratos por grupo receberam 1 sessão e foram eutanasiados para a quantificação de c-Fos;
- seis ratos por grupo receberam 2 sessões e tiveram os outros parâmetros analisados.
Os resultados obtidos apontam para:
. Eletroacupuntura no VC12: reverteu significativamente a ingestão de Caolin, de comida e, consequentemente, o peso corporal. Além disso, atenuou o aumento de 5-HT e suprimiu a expressão de c-Fos;
. Eletroacupuntura no PC6: Eletroacupuntura no PC6: influenciou na ingestão de Caolin e expressão de c-Fos, mas não teve efeitos com significância estatística na inibição na ingestão de comida, peso corporal e expressão de 5-HT.
Desta forma, os autores concluem que a Eletroacupuntura promove redução da náusea e vômito induzidos pela Cisplatina. Além disso, o efeito antiemético da Eletroacupuntura podem ser mediados pela inibição da secreção da 5-HT no duodeno e atividade da c-Fos no NTS.
Veja os detalhes do artigo em:
Boa leitura!