
A medicina tradicional chinesa (MTC) tem uma história de mais de 5.000 anos ainda sendo amplamente utilizada.
Obter remédios para doenças comuns na China, como febre, gripe ou tosse não é tão fácil quanto na Malásia, onde podemos tirar as prateleiras de qualquer loja de conveniência.
Na China, medicamentos só pode ser comprado em farmácias.
Eu estava tossindo há algum tempo e, quando entrei na farmácia, tudo que eu podia ver eram caixas de medicamentos para MTC.
Um farmacêutico me atendeu e apresentou vários tipos de medicamentos.
Para meus sintomas, ela disse que tenho que tomar dois tipos para melhores resultados. Peguei uma caixa de cada e paguei pouco mais de 100 Yuan (RM62) por uma prescrição de três dias.
De cada medicamento, que eu tomava três vezes ao dia, consumia cerca de 70 grânulos do tamanho das pílulas poh chai que costumava tomar sempre que sofria de diarreia na Malásia. Esse episódio me assustou.
Então, na viagem seguinte, voltei para Pequim com paracetamol, xarope para tosse e anti-histamínico.
Mas com certeza os prescritos são realmente muito convenientes e saborosos. Eles vêm em dois tipos – líquidos ou grânulos que se dissolvem em água quente.
Com as prescrições dos médicos, os pacientes podem comprar o medicamento on-line ou diretamente nos hospitais.
Em casa, os pacientes precisam apenas colocar o pacote de molho em água quente, abrir e beber o medicamento.
Quando o país foi atacado pelo mortal coronavírus, uma equipe em torno de 5.000 médicos da área de MTC foram enviadas para Hubei, a província mais atingida e onde está localizado o epicentro do surto, a cidade de Wuhan.
Pacientes com sintomas leves foram prescritos com fórmulas de MTC, enquanto os críticos receberam uma combinação de tratamento com a medicina chinesa como complemento, juntamente com a medicina ocidental.
Cerca de 74.200 pessoas, ou 91,5% do total de pacientes em todo o país, receberam tratamento com MTC, revelou Yu Yanhong, da Administração Nacional de Medicina Tradicional Chinesa.
Ela fazia parte da equipe de especialistas em MTC que lutavam contra o Covid-19 em Wuhan.
“As prescrições da MTC ajudaram a aliviar os sintomas, retardaram a progressão da doença e melhoraram a taxa de recuperação”, afirmou ela em entrevista coletiva na semana passada.
Zhang Boli, presidente da Universidade da MTC de Tianjin, disse que, além da medicina, o tratamento psicológico é igualmente importante para elevar a moral dos pacientes.
“Nós interagimos com nossos pacientes frequentemente, comemoramos aniversários com eles e os levamos a fazer exercícios juntos.
“Os pacientes achavam que o local era mais uma grande comunidade do que um hospital, o que foi muito útil na recuperação”, ressaltou, acrescentando que a massagem e o guasha (terapia de raspagem) também eram dadas aos pacientes.
“Os pacientes na fase de reabilitação ainda podem sentir fadiga ou tosse, e a inflamação dos pulmões ainda não se recuperou completamente.
“Nesse caso, combinamos a medicina chinesa e ocidental, os ajudamos a fazer alguns exercícios respiratórios, além de acupuntura, massagem e outras terapias”, disse ele.
Qiu Haibo, vice-presidente do Hospital Zhongda da Universidade do Sudeste, explicou que a medicina ocidental, sobretudo as drogas químicas, foram projetadas para atingir um único alvo, enquanto as drogas da MTC funcionam como uma equipe e agem em vários alvos.
“No caso do Covid-19, o vírus pode causar inflamação e distúrbios imunológicos, causando comprometimento da função dos órgãos, incluindo pulmões e coração.
“A medicina ocidental se concentra em uma área, enquanto a MTC pode tratar vários problemas”, disse ele.
Liu Qingquan, presidente do Hospital de MTC de Pequim, disse que o tratamento para doenças infecciosas se concentra principalmente em três métodos: limpar o calor, eliminar a umidade e a desintoxicação.
“A MTC é capaz de rapidamente mobilizar o sistema de defesa do corpo para expulsar inimigos invasores e impedir que vírus causem danos significativos ao corpo.
“A eliminação da umidade aumenta a imunidade para combater o vírus, enquanto a liberação de calor pode alterar o ambiente interno do corpo, de modo que o vírus não possa escapar ou se esconder”, disse ele.
Na conferência de imprensa, os especialistas em MTC também compartilharam os “três medicamentos e três prescrições” usados no tratamento da COVID-19.
Os medicamentos eram comumente usados pelo público para tratar gripes e resfriados, além de aliviar a febre e a tosse, enquanto as prescrições eram desenvolvidas pela equipe com base nas fórmulas existentes usadas na limpeza e desintoxicação do pulmão, controlando a inflamação e aumentando os linfócitos.
Agora que o vírus se espalhou pelo mundo, a China está pronta para trabalhar com países que precisam de assistência e orientação sobre o tratamento com MTC.
Yu disse que estavam cooperando com a Organização Mundial da Saúde, compartilhando informações sobre o uso da MTC na prevenção e controle de epidemias.
“Também fornecemos soluções técnicas e compartilhamos nossas experiências com o Japão, Coréia do Sul, Itália, Irã, Cingapura e outros países.
“Nossos especialistas foram à Itália e ao Camboja para ajudar na luta contra o vírus”, disse ela.
Ela ressaltou que os produtos da MTC também foram doados para mais de 10 países e regiões, incluindo Itália e França.
Traduzido de: https://www.thestar.com.my/opinion/columnists/colours-of-china/2020/03/30/tcms-role-in-covid-19-treatment