Acupuntura no tratamento da dor em fraturas de costela

Ainda falando sobre as fraturas, resolvemos aproveitar o embalo e falar sobre dores em fraturas de costelas.

Como sabemos, ao sofrermos fraturas em costelas não imobilizamos o tórax, portanto a região fraturada mantém o movimento livre – o que proporciona dor frequente ao tossir, falar, rir, deitar, movimentar e até mesmo respirar. O incômodo alcança níveis tão altos nesse tipo de fratura que seu controle é apontado como prioridade por pacientes e médicos, pois a analgesia oferece conforto limitado quando a dor é severa.

Desta forma, Ho e colaboradores recrutaram 58 pacientes para testar a eficiência da acupuntura em aliviar as dores agudas em pacientes com fraturas de costelas. Estes 58 indivíduos foram divididos em grupo de tratamento e grupo controle, onde o grupo que recebeu o tratamento foi submetido a uma técnica em que as agulhas são inseridas diretamente nos pontos de dor. Neste contexto, o tratamento foi feito diariamente durante três dias consecutivos após a chegada no hospital em cada um dos pacientes.

Após os três dias os pacientes foram avaliados durante atividades que induziam a dor, sustentação da inspiração máxima e qualidade do sono.

Os pacientes tratados com acupuntura obtiveram alívio da dor mais efetivo quando comparados com os pacientes do grupo controle durante respiração profunda, tosse e ao virarem o corpo com persistência de 6h. A dor durante a sustentação da inspiração máxima e a qualidade do sono não foram alteradas.

Os autores concluem que esta pode ser uma forma segura e viável de alívio da dor em pacientes com fratura de costela.

Para ler o trabalho completo clique aqui!

Excelente 2017 para todos! Que tenhamos muitos encontros este ano.

Equipe Tai Yang.