Acupuntura em emergência

Tontura e vertigem respondem por 4% das entradas nas emergências, onde a terapia com fármacos supressores vestibulares, anti-eméticos e benzodiazepínicos é frequentemente aplicada visando melhora destes sintomas.

Sabemos que as equipes dos setores de emergência atuam frequentemente sob pressão para avaliar, tratar, reencaminhar ou dar alta dentro de limites de tempo estritos, com pouco ou nenhum controle sobre o fluxo de entrada de pacientes – tornando seu trabalho extremamente estressante e desgastante.

No entanto, dentro deste cenário, apesar dos inúmeros trabalhos demonstrando a eficácia da acupuntura no tratamento de tonturas e vertigem, esta raramente é praticada nos setores de emergência.

Desta forma, Chiu e colaboradores testaram a eficácia e a segurança do tratamento por acupuntura para estes sintomas em pacientes que deram entrada em emergência do Changhua Christian Hospital em Taiwan. Para tal, 60 participantes foram selecionados e divididos e dois grupos para fins comparativos, os que receberam tratamento por acupuntura e os que receberam acupuntura simulada.

No grupo alvo foram utilizados os pontos E36 (Zusanli) e PC6 (Neiguan) por 30 minutos, enquanto o grupo controle recebeu acupuntura cerca de 1 cm distante dos pontos mencionados. A avaliação dos resultados foi feita 30 minutos e sete dias após o tratamento.

Os resultados mostraram redução significante de ambos os sintomas em 30 min após o tratamento no grupo alvo quando comparado com o grupo controle, todavia, não houve diferença significativa quando os grupos foram comparados após sete dias. Desta forma, os autores concluem que os resultados mostram que o tratamento por acupuntura em emergência para tontura e vertigem são eficazes e seguros.

O artigo completo pode ser visto aqui.

Boa leitura!