Acupuntura no tratamento de doença coronariana

Há cerca de 2.000 anos atrás os sintomas da Angina e Infarto Agudo do Miocárdio foram descritos em dois livros muito conhecidos da Medicina Chinesa: Questões Simples e Pivô Miraculoso.

Mais recentemente, nos anos 70, alguns relatos sobre o uso do ponto PC6 apresentaram que a dosagem de nitroglicerina poderia ser reduzida ou suspensa em cerca de 87% dos casos com melhora em cerca de 66% dos resultados obtidos por eletrocardiograma (ECG).

Para testar esses relatos, jingbi em 2004 conduziu uma série de experimentos clínicos com 77 pacientes humanos e cachorros.

Os 77 pacientes foram escolhidos segundo os critérios estabelecidos pelos “Critérios Diagnósticos de Doenças Cardiovasculares” estabelecidos em 1981 e posteriormente separados aleatoriamente em dois grupos: grupo acupuntura (18 homens e 28 mulheres) e grupo controle (15 homens e 16 mulheres).

Ao grupo acupuntura foram aplicadas sessões alternadas com dois procedimentos de pontos diferentes: (1) B15, VC14 e Xinping (ponto extra localizado na divisão do quarto proximal entre a prega do punho e a prega do cotovelo ao longo do Canal do Coração); (2) B14, VC17 e PC6. Além destes foram utilizados os pontos extra Huatuojiaji. Foram realizadas 12 sessões de acupuntura de 20 minutos com cada um dos procedimentos.

Para o grupo controle foram ministrados Dinitrato de Isossorbida (10 mg) e Nifedipina (10 mg) durante 24 dias.

Os critérios de avaliação foram estabelecidos no Simpósio Nacional de Angina Peitoral e Arritmia (The National Symposium on Angina Pectoris and Arrhythmia) em 1979.

Os resultados são descritos no quadro abaixo e apontam para 91,3% de eficiência na taxa de redução dos sintomas comparado a 48,4% de eficiência para o grupo que tomou os medicamentos; e para 41,3% de eficiência nos resultados do Eletrocardiograma comparado com 35,5% do grupo controle.

Grupo Acupuntura Grupo Controle
Sintomas

Marcadamente efetivo

Melhora

Não efetivo

Agravado

Tx. de eficiência (%)

16

26

4

0

91,3%

2

13

16

0

48,4%

ECG

Marcadamente efetivo

Melhora

Não efetivo

Agravado

Tx. de eficiência (%)

1

18

27

0

41,3%

1

10

20

0

35,5%

Outra parte do estudo foi a indução do infarto em cachorros pelo clampeamento da artéria coronária descendente esquerda. Após o procedimento o ponto PC6 foi utilizado com estímulo elétrico (Estímulo misto, 2-20 Hz, 5V), estimulado por duas sessões de 20 minutos com intervalo de 20 minutos entre elas. Um oscilador foi utilizado para monitorar as mudanças e cada fase do processo (120 min), incluindo 45 minutos após a retirada das agulhas.

Ambos os grupos tiveram o segmento ST elevado logo após o clampeamento, todavia no grupo que recebeu tratamento com eletroacupuntura o NST e ƩST decaiu significantemente após 120 minutos, sugerindo que a eletroacupuntura aplicada ao PC6 pode reduzir a injúria ao miocárdio e atenuar sua severidade.

A radioatividade avaliada pela Fotografia γ mostrou que as áreas de isquemia nas camadas interna, média e externa, especialmente aquelas nas porções centrais das camadas externas, foram marcadamente reduzidas no grupo que recebeu a eletroacupuntura. O autor supõe que a eletroacupuntura pode aumentar o fluxo sanguíneo pela ativação do metabolismo da circulação coronariana.

Veja os resultados completos e leia o artigo na íntegra aqui!