Acupuntura no emagrecimento

Chegando o verão e inevitavelmente o assunto emagrecimento vem a tona. Principalmente em cidades litorâneas como o Rio de Janeiro!

Movidos por esta temática nos inspiramos a falar sobre o experimento feito por três pesquisadores da Coreia do Sul.

Yeo, Kim e Lim fizeram um experimento para avaliar a eficácia de cinco pontos de Auriculoacupuntura (Shen-men, Baço, Estômago, Fome e Endócrino) no emagrecimento. Para tal, compararam os resultados obtidos entre três grupos controlados.

Foram selecionadas 91 pessoas (16 homens e 75 mulheres) com Índice de Massa Corpórea (IMC) ≥23 e não receberam nenhum tratamento para perda de peso em seis meses.

As pessoas foram divididas em três grupos:

Grupo I: Receberam tratamento com agulhas nos cinco pontos da orelha (Shen-men, Baço, Estômago, Fome e Endócrino)

Grupo II: Receberam tratamento com inserção das agulhas somente no ponto Fome

Grupo III (grupo controle): Receberam inserção das agulhas nos mesmos cinco pontos do Grupo I, contudo, todas foram retiradas imediatamente após a inserção.

Nos três grupos foram utilizadas agulhas intradérmicas (0,2X2mm) aplicadas unilateralmente. A cada semana as agulhas eram retiradas e colocadas nos mesmos pontos da outra orelha – até que se completassem oito semanas.

Todos foram instruídos com uma dieta a ser seguida, assim como a não fazerem exercícios além dos necessários para o seu trabalho diário.

A maior parte das desistências ocorreu entre três e cinco semanas, sendo a maioria no grupo controle por insatisfação com a perda de peso e dificuldade em seguir a dieta – corroborando a hipótese que os grupos submetidos ao tratamento encontraram maior facilidade que o grupo controle em regular o desejo de comer.

Ao final das oito semanas 58 pacientes se mantiveram ativos no tratamento e houveram diferenças significativas entre os grupos em que o tratamento foi aplicado (I e II) e o grupo controle – tanto no IMC quanto na Circunferência da Cintura (CC). O grupo I teve redução de 6,1% no IMC, enquanto o Grupo II reduziu 5,7% o mesmo índice – ambos diferindo significativamente do grupo controle. Enquanto isso, a Circunferência da Cintura obteve sua maior redução no Grupo I, mas segundo os autores, a influência de outros fatores (como a idade) ainda devem ser melhor investigados.

Os autores concluem seu trabalho dizendo que os tratamentos com cinco e uma agulha parecem ser efetivos em reduzir o peso corpóreo a curto prazo e o tratamento com cinco agulhas parece ser mais efetivo na redução da circunferência corpórea.

Leia o artigo na íntegra em:

Yeo et al 2014

Bom proveito!