A sinovite na articulação do joelho, em geral, acomete pacientes de meia idade e idosos. Na maioria dos casos apresenta-se com dor associada ao movimento, podendo também apresentar inchaço flutuante, geralmente relacionado a trauma, inflamação ou reumatismo.
Os autores afirmam que apesar de frequentemente intratável pelas vias tradicionais da medicina ocidental, a acupuntura produz um efeito bastante satisfatório em um período relativamente curto de tempo.
Neste estudo, Wang e Zhao acompanharam 50 casos (18 homens e 32 mulheres) de derrame articular no Hospital Municipal de Yutai, Shandong – China.
Todos os pacientes eram do próprio ambulatório, possuíam idade entre 38 e 64 anos e estavam acometidos entre três meses e três anos. Pacientes com artrite de origem infecciosa (inflamação infecciosa, supuração, tuberculose e tumores) foram excluídos do estudo.
Para tal, foram utilizados como pontos principais: Qixue 1 (localizado a 0,5 cun lateral do E34) e Qixue 2 (localizado a 0,5 cun lateral do BP10); e, como pontos secundários: ambos os Xiyan (EX-LE4 e EX-LE5) no lado afetado, Zusanli (E36), Yanglingquan (VB34), Yinlingquan (BP9) e Sanyinjiao (BP6).
Com o intuito de avaliar os resultados, foram criadas as categorias: curado (desaparecimento do inchaço e dor no joelho, com retomada da livre movimentação e nenhuma recorrência apresentada em mais de 6 meses); marcadamente efetivo (alívio evidente do inchaço e dor no joelho com flexão e extensão normais); melhora (alívio da dor e inchaço com ligeira limitação no movimento da articulação); fracasso (sem melhora nos sintomas e sinais).
Dos 50 casos acompanhados no ambulatório, 30 foram curados, 18 foram marcadamente efetivos e 2 obtiveram melhora. Nenhum caso foi fracassado.
O artigo pode ser lido na íntegra em:
Wang_&_Zhao_2005_Acupuncture_treatment_of_synovitis_with_effusion_a_report_of_50_cases
Boa leitura!