Dentre os microssistemas utilizados em Acupuntura atualmente, a Auriculoacupuntura é um dos mais utilizados tanto dentro quanto fora da China.
Muitas vezes chamado de Auriculoterapia, Auriculo Terapia ou Auriculopuntura; o método conseguiu impor-se, principalmente, em função dos excelentes resultados obtidos. De forma secundária, por ser um método menos invasivo, é muito bem aceito pelos pacientes – contribuindo para sua popularização.
Os pontos são acessados via agulhas durante o tratamento no consultório ou via pequenas esferas aplicadas com fibra cirúrgica – que permitem estimular os pontos após a sessão. As esferas mais comumente utilizadas são a semente de mostarda e colza, mas também são utilizadas esferas de ouro, prata, bronze, cristal, vidro, entre outras.
Praticamente qualquer tratamento em MTC pode ser feito com a Auriculoacupuntura ou auxiliado por ela, contudo, alguns deles tornaram-se mais famosos, como o tratamento do tabagismo, vícios em geral, hipertensão arterial, artrite reumatoide, cervicalgia, dores de cabeça, bronquite, rinite crônica, herpes zoster, disfunções intestinais, menstruação irregular, prolapso retal e disfunções urinárias.
Bibliografia:
Garcia, E. G. 1999. Auriculoterapia: Escola Huang Li Chun. Editora Roca. 440 pp.
Lee, E. W. 2005. Auriculo Acupuntura. 5a Edição. Editora Ícone. 123 pp.