A Acupuntura em conjunto com a Massagem, a Farmacopéia, a Dietoterapia e os Exercícios Terapêuticos formam a base da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Em sua forma original a Acupuntura era frequentemente combinada com uma ou mais destas modalidades de tratamento, potencializando e diversificando sua ação.
A palavra chinesa utilizada para acupuntura é ZHEN JIU e sua tradução não reflete plenamente o significado da expressão utilizada no ocidente. Enquanto acupuntura significa perfuração por agulhas, ZHEN significa agulha e JIU deriva de AI JIU, o preparado com folhas de Artemísia que chamamos de Moxa. Além desse significado, o ideograma original de JIU também traz a ideia de “demoradamente”. Desta forma, uma tradução possível para ZHEN JIU poderia ser “agulhar e aquecer demoradamente”.
A acupuntura atual é um reflexo da extraordinária experiência secular adquirida pelo povo Chinês que, através de sua prática, procura evitar a doença e promover saúde, longevidade e bem estar.
Declarada Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco em 19 de novembro de 2010, a acupuntura atualmente agrega recursos como o laser e a eletricidade para a estimulação dos pontos, todavia, ainda observando os mesmos princípios da Medicina Tradicional Chinesa em sua utilização. Desta forma, sua prática nos dias de hoje se assemelha muito a forma como era feita antes da era ocidental Cristã.
A Medicina Tradicional Chinesa faz uso de um raciocínio absolutamente estranho à medicina ocidental moderna, análogo talvez à medicina grega da época de Hipócrates ou a outras formas de medicina praticadas no oriente. Muitas vezes o raciocínio, o diagnóstico e as formas de tratamento causam estranheza aos ocidentais menos familiarizados com sua prática, porém cada dia mais pessoas aderem ao tratamento através deste sistema.
“Qual a função da Acupuntura?” é uma pergunta muito frequente quando a pessoa quer informar-se pela primeira vez acerca de como se dá o tratamento através da acupuntura. A resposta é simples: a função da acupuntura é a própria função da MTC ou de qualquer outro sistema médico – promover a saúde e aumentar a longevidade.
Contudo, é provável que a pergunta desejada seja “Qual o princípio de atuação da acupuntura?”
O princípio de atuação da acupuntura é reconfigurar a vitalidade individual em seus diversos aspectos, utilizando-se de propriedades reconfiguradoras das cavidades, comumente chamadas de pontos de acupuntura.
Tais cavidades são locais de onde se podem enviar mensagens altamente específicas para a reconfiguração da vitalidade no corpo. Estas, localizam-se ao longo dos canais de acupuntura e, na prática clínica, são localizadas através de marcos anatômicos e pelo toque. Sua utilização solicita grande precisão e as medidas utilizadas para sua localização são obtidas individualmente em cada paciente.
Cada cavidade possui um papel individual e característico, influenciando de forma específica a fisiologia. Sendo assim, conhecer as propriedades dessas cavidades é fundamental para montar o protocolo de cavidades que será utilizado no tratamento. Todavia, a atuação é considerada indireta em relação aos chás e alimentação, os quais atuam sem a intermediação da rede de canais.
Bibliografia:
Lacerda, P. 1995. Manual de laser acupuntura em medicina e odontologia. Editora Ícone. 260 pp.
Nascimento, M.C. 2006. As Duas Faces da Montanha: Estudo Sobre Medicina Chinesa e Acupuntura. Editora Hucitec. 252 pp.
Palmeira, G. 1990. A acupuntura no ocidente. Cadernos de Saúde Pública. 6 (2): 117-128. doi:10.1590/S0102-311X1990000200002.
Obringer, F. 2011. Chinese Medicine and the Enticement of Heritage Status. China Perspectives. 3: 15-22.
Zhang, R., Lao, L., Ren, K. & Berman, B.M. 2014. Mechanisms of Acupuncture-Electroacupuncture on Persistent Pain. Anesthesiology. 120(2): 482-503. doi:10.1097/ALN.0000000000000101.