Muito comumente ainda associamos o tratamento por acupuntura apenas a doenças crônicas e dores, todavia, a procura pela acupuntura para o tratamento de problemas estéticos vem crescendo a cada dia. Apesar da pouca divulgação no contexto nacional este tipo de tratamento vem adquirindo adeptos em função de sua eficácia associada a baixa intensidade de dor e a inobservância de efeitos colaterais.
A acupuntura estética possui suas raízes na acupuntura tradicional e nada difere desta em relação ao tratamento da causa da desarmonia. Desta forma, o tratamento dos efeitos indesejados é realizado juntando-se procedimentos tradicionais (utilizados para o embelezamento das imperatrizes chinesas) a inovações como a eletroestimulação, o Dermaroller e o laser.
O tratamento é indicado para redução e eliminação de rugas, flacidez, celulite (em todos os graus), estrias (do tipo I e II), gordura localizada, manchas, olheiras, cicatrizes e quelóides, além de ser um grande auxiliar na recuperação dos edemas, tecidos e cicatrizes durante um pós operatório.
Com resultados animadores, onde autores estimam até 60% de redução em manchas, 85% em estrias largas e 70% em rugas com somente uma sessão o tratamento pode ser mais animador em função do baixo custo quando comparado com os tratamentos estéticos mais conhecidos. Além disso, como a acupuntura considera o paciente como um todo e as questões estéticas geralmente têm ligação com o desequilíbrio de energia em órgãos e sistemas internos, o paciente também tem seus sistemas tratados.
Bibliografia:
Fernandes, F.A.C. 2013. Acupuntura Estética – Prática e Objetiva – Novos Procedimentos. 2a edição. Editora Ícone. 96 pp.
Fernandes, F.A.C. 2014. Acupuntura Estética e no Pós Operatório de Cirurgia Plástica. 4a edição. Editora Ícone. 160 pp.
Fornazieri, L.C. 2013. Tratado de Acupuntura Estética. 3a edição. Editora Ícone. 215 pp.