O Shiatsu é uma massagem japonesa, com origem em uma técnica praticada na região Central da China. Inicialmente os japoneses a utilizavam no ambiente familiar, mas foram desenvolvendo-a até transformá-la no Shiatsu propriamente dito. Atualmente é considerado uma das técnica terapêuticas utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
Shiatsu deriva do japonês: shi – dedo e atsu – pressão = pressão com o dedo. É uma técnica que utiliza basicamente a pressão digital para estimular os canais energéticos, seguindo seu mapeamento corporal. Segue os princípios da MTC para favorecer a manutenção da saúde, além de favorecer o alívio e tratamento de patologias, sendo agradável tanto para quem recebe como para o terapeuta que realiza.
Suas indicações são amplas, dentre as quais podemos destacar: alívio de tensões, contraturas e dores musculares; benefício à postura e tônus muscular; auxílio ao tratamento de fibromialgia, tendinites, tenossinovites, artrose, nevralgias e paralisia muscular; auxílio ao tratamento de gripes, resfriados, bronquite asmática, crises de rinite e sinusite; auxílio ao tratamento da gastrite nervosa, viroses e alterações do ritmo intestinal; melhora da circulação sanguínea e linfática; auxílio ao tratamento da incontinência urinária e fecal; auxílio ao tratamento de impotência sexual, frigidez; alívio das cólicas menstruais e dos sintomas da menopausa; relaxamento físico, mental e emocional; auxílio ao tratamento da depressão, síndrome do pânico e enxaqueca.
Bibliografia:
Anderson, S.K. 2008. The Practice of Shiatsu. Editora Elsevier. 256 pp.
Martins E.I.S. & Leonelli L.B. 2002. A Prática do Shiatsu na Visão Tradicionalista Chinesa. Editora Roca. 424 pp.